segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

10 COISAS QUE OS MISSIONÁRIOS NAO IRÃO TE FALAR

Li este artigo em uma postagem no facebook e achei bastante interessante pra mim e pra todos aqueles que tem trabalhado como missionarios e tem se empenhado bastante pra dar frutos. Acredito que alguns pontos ainda que pareçam exagerados servem pra reflexão e autoavalição.

10 COISAS QUE OS MISSIONÁRIOS NAO IRÃO TE FALAR
por Adam Mosley – veja o artigo original aqui http://www.trinitykenya.com/10-things-missionaries-wont-tell/
Ser um missionário é um trabalho duro, e todo mundo sabe disso. Mas as partes que achamos mais pesadas, tais como a falta de equipamentos modernos, exposição a doenças, e assim por diante – são apenas o início das dificuldades de um verdadeiro missionário. Geralmente, as coisas não faladas, são as que realmente começam a consumir a paixão e alma de um missionário. Aqui estão apenas algumas dessas coisas:
escrever
1. ELES NÃO TÊM TEMPO OU ENERGIA PARA ESCREVER… MAS ELES O FAZEM PARA VOCÊ
O QUE ELES DIZEM
Você já leu o meu último boletim informativo?
O QUE ELES QUEREM DIZER
Boletins informativos, posts de blog, atualizações de website – todos os “experts” me dizem que eu preciso estar enviando conteúdo novo com frequência para que você não se esqueça de mim. Mas o que acontece é que… escrever é difícil, especialmente para aqueles que não são escritores natos. Você sabe o que mais é difícil? HTML, CSS, PHP (códigos para páginas web), e muitas outras coisas tecnológicas que você tem que aprender somente para fazer um website ou e-mail parecerem decentes. Eu realmente quero lhe dizer o que de fato acontece, mas é difícil tornar uma narrativa interessante, enquanto eu tenho uma criança doente dormindo no meu colo. Se eu tiver ainda que procurar como codificar um link “enviar para” uma vez mais, eu vou acabar gritando!
like
2. CURTIDAS DE FACEBOOK NÃO PAGAM AS CONTAS
O QUE ELES DIZEM
Muito obrigado pelo incentivo!
O QUE ELES QUEREM DIZER
Fico feliz que você gostou do meu status do Facebook, de verdade. A coisa é, quando eu digo que precisamos de 1200 dólares até o final da semana para pagar as matrículas escolares para crianças órfãs, eu estou falando de dinheiro e necessidade real. Ao contrário dos rumores, Bill Gates não doa 1 dólar para cada curtida. Essa parte é com você. Então, da próxima vez que você curtir meu status, considere me enviar alguns dólares também.
dinheiro
3. ELES PEDEM DINHEIRO POR NÃO TEREM OUTRA ESCOLHA
O QUE ELES DIZEM
Eu estou confiando em Deus para prover, e eu sou muito grato por nossos colaboradores.
O QUE ELES QUEREM DIZER
Antes que você pense que o item nº2 soou um pouco chorão e faminto por dinheiro, você deveria saber que eu sempre odeio pedir dinheiro, sempre; e agora eu tenho que pedir quase o tempo todo. Mesmo quando eu não estou pedindo, eu estou pensando em pedir. Nunca há recursos suficientes para fazer todo o bem que eu estou tentando fazer, e eu vivo com uma sensação incômoda de que a única pessoa que eu não peço é quem teria escrito o generoso cheque. Então, quando eu pedir dinheiro, saiba que eu o faço com temor e tremor.
solidao
4. VOCÊ NUNCA FICARÁ SABENDO SOBRE OS PIORES DIAS DELES
O QUE ELES DIZEM
Por favor orem por mim. Esta semana tem sido de desafios.
O QUE ELES QUEREM DIZER
As coisas estão muito mal aqui. Se eu lhe dissesse o que realmente está acontecendo, ou você viria me resgatar, ou iria pensar que eu estou exagerando. Se você ouvisse algumas das coisas que eu falo em voz alta, você questionaria a minha salvação. Se você soubesse alguns dos pensamentos que passam em minha cabeça, você questionaria a minha sanidade mental. Às vezes, dias bons são difíceis de acontecer, mas eu não me atrevo a lhe contar o pior, porque se eu o fizer, você provavelmente irá me dizer para jogar a toalha.
ferias
5. ELES PRECISAM DE UMAS FÉRIAS…MAS NÃO VÃO TE CONTAR SE ELES TIRAREM UMA
O QUE ELES DIZEM
Eu preciso de um tempo para descansar.
O QUE ELES QUEREM DIZER
Depois de 2 ou 3 anos de trabalho árduo, a maioria das pessoas se sentem merecedoras de um pouco de descanso. Levam a família para a praia, visitam um parque temático, um parque nacional, ou um parque da cidade. Eu adoraria um período de férias, mas honestamente, eu me sinto culpado “mimando” a mim mesmo, ao invés de estar colocando todo o meu tempo e recursos no ministério. Em cima disso, eu sei que algumas pessoas vão me julgar se minhas férias forem “muito boas”. Se eu economizar centavos por 5 anos para que eu possa passar uma semana em uma ilha exótica, você nunca vai ouvir a respeito, porque eu não vou poder lidar com os comentários sarcásticos (aqueles que vão jogar na minha cara) como “deve ser muito bom”, ou mesmo, “minhas doações pagaram as suas férias” (pensam, mas não dizem em voz alta, pelo menos não para mim). Por isso, eu mantenho algumas coisas boas somente para mim mesmo, por medo de ser julgado.
grupos
6. RECEBER EQUIPES É UM PESADELO
O QUE ELES DIZEM
Estou empolgado com a vinda da sua equipe
O QUE ELES QUEREM DIZER
Valeu a intenção. Você acha que está me fazendo um favor. Trinta pessoas aparecem na minha porta e esperam que eu forneça transporte, alimentação, hospedagem, passeios, e uma longa lista de projetos. Você está aqui para “ajudar”. Nas outras 51 semanas do ano, conseguimos muito bem fazer o que precisa ser feito aqui sem a ajuda de vocês, com exceção do tempo que gastamos trabalhando na logística da sua equipe. Você vem e quer ajudar a construir uma cerca, sendo que eu posso contratar trabalhadores locais para construí-la por uma pequena fração do que você gastou para vir até aqui. Eu aprecio o seu desejo de ajudar, e eu ainda amo ter visitantes, mas considere o tamanho e as expectativas de seu grupo antes de planejar a sua viagem. Uma equipe de 3 ou 4 pessoas altamente qualificadas é muito mais valioso para o nosso ministério do que um bando de turistas de missão.
casa
7. “VOLTAR PARA CASA” DÁ MUITO TRABALHO
O QUE ELES DIZEM
É muito bom estar de volta ao lar.
O QUE ELES QUEREM DIZER
Por favor, entenda que eu agora tenho duas casas. Quando estou em uma, eu estou longe da outra, e há muita emoção envolvida nisso. Além de tudo, minha vida é uma loucura quando vou “para casa”. Eu tenho que ver parentes e amigos, visitar igrejas parceiras, e cuidar de assuntos referentes a minha saúde, meus aparelhos eletrônicos e minha papelada do governo. Quer se trate de algumas semanas ou alguns meses, eu gasto meu tempo vivendo agitadamente fazendo as malas e correndo de um compromisso para a outro. É bom estar em casa? Claro, mas quando eu entro no avião para ir para a minha outra casa, eu respiro aliviadamente que a vida está quase de volta ao “normal”.
controle
8. É FÁCIL PARA DEUS NÃO ESTAR NO COMANDO DAS VIDAS DELES
O QUE ELES DIZEM
Eu não sou bom em cuidar de mim mesmo.
O QUE ELES QUEREM DIZER
Vamos admitir, eu não sou nenhum santo. Eu não sou mais espiritual do que você. Eu não começo o meu dia com três horas de leitura devocionais e oração. Eu normalmente me levanto e começo a trabalhar. E há muito trabalho a ser feito. Na verdade, há tanta necessidade aqui que é muito fácil estar focado em fazer as coisas de Deus, e acabar perdendo de vista o próprio Deus. Ao prosseguir na minha vocação, eu de alguma forma tenho me esquecido daquele que me chamou. A minha vida espiritual é quase inexistente, além do ocasional grito desesperado de “Por que Deus?”
acreditar
9. É DIFÍCIL CONFIAR NAS PESSOAS
O QUE ELES DIZEM
Estou apenas procurando por alguns parceiros estratégicos.
O QUE ELES QUEREM DIZER
Existem pessoas boas aqui, realmente há, mas eu tenho presenciado o pior da humanidade em meu trabalho por aqui, em grande parte de pessoas com quem trabalhei e confiei. Outros missionários e pastores podem ser o pior. Quando você pensa que conhece alguém, ele quer apunhalá-lo pelas costas, pela frente, e por ambos os lados. Eu cheguei a um ponto onde eu simplesmente não confio em ninguém. Estou armado, e vou continuar assim. Eu me recuso a me queimar novamente. Se isso significa que eu tenha que fazer tudo sozinho, assim será.
sozinho
10. ELES SÃO SOLITÁRIOS
O QUE ELES DIZEM
Eu estou bem – apenas muito ocupado com o ministério.
O QUE ELES QUEREM DIZER
Tenho negligenciado meu relacionamento com Deus, e desistido de pessoas completamente, só me sobrou eu mesmo. Eu odeio isso. Eu quero desistir. Eu tenho sonhos sobre o que minha vida seria se eu voltasse para minha cidade natal, a minha antiga igreja, e os meus velhos amigos. Eu poderia conseguir um emprego normal, ganhar um salário – com seguro saúde e férias pagas. Eu poderia fazer compras e comer em lugares normais. Acima de tudo, eu poderia ter relacionamentos normais. Mas aqui? Eu estou sozinho. Eu não sei se há alguém como eu aqui, e eu sei que ninguém em casa entende. Quero me sentir querido, convidado, e amado. Eu quero alguém que derrame sobre mim, da mesma maneira que eu estou derramando sobre os outros.
Sou imensamente grato aos meus amigos missionários ao redor do mundo que me ajudaram a formular esta lista. Se você é um amigo, familiar, ou ajuda a um missionário, por favor, compartilhe essa matéria com eles e promova um debate de qualidade sobre estas questões. Para saber mais sobre a nossa resposta, visite www.trinitykenya.com
*imagens retiradas do post original

2 comentários:

  1. Acho q é exatamente isso q deve sentir cada missionário sei como é dificil para eles tenho uma irmã q vive 22 anos Moçambique Africa e outra q foi a 2 anos atras e dois sobrinhos um aqui no Brasil e o outro na Suíça os dois pela Jocum. Missão não é facil

    ResponderExcluir
  2. Tipico de MISSIONÁRIOS PEDINTES que se preocupam mais em manter uma aparência para garantir a "oferta" do que viver na verdade

    ResponderExcluir